1ª Edição
Autor: GISELA HADDAD
188 páginas
ISBN: 978-85-7396-647-3
Este livro lança-se à análise das coordenadas históricas e culturais que organizam nossas formas contemporâneas de experimentarmos e concebermos subjetivamente as relações entre o amor e o laço conjugal. Discriminando cuidadosa e pacientemente os fios que remetem o emaranhado de nosso imaginário amoroso a suas raízes românticas, Gisela Haddad nos confronta às consequências efetivas - teóricas e clínicas - da herança inconsciente dessa versão do Discurso do Outro.
Capítulos: 1. O amor romântico e seu par: a subjetividade; 2. Sexo, amor e conjugalidade: um recorte do lugar da fidelidade sexual na história do Ocidente; 3. Amor, sexo e fidelidade em Freud; 4. “Perto Demais” ninguém é fiel.
Dica interessantíssima. Acho que é um tema bastante pertinente e atual. Tenho percebido que a demanda pela resolução de conflitos conjugais está cada vez maior.
ResponderExcluirE parabéns pela iniciativa do blog. Creio que a perspectiva psicanalítica tem muito a oferecer no neste universo. Seu blog é muito bonito no layout (é leve e aconchegante) e interessante no conteúdo.
Devido à falta de tempo, acabei perdendo o hábito de comentar nos blogs que visito, mas esteja certa de que sempre lerei os seus posts, mesmo sem me manifestar.
Forte abraço do seu novo leitor!
Acredito que esta demanda pela resolução de conflitos conjugais está diretamente relacionada a questão: AMOR. O que é o Amor? O que é Amar? Como amar e não receber amor? A insatisfação é algo que o ser humano não consegue suportar, num momento tudo é desejo, no outro tudo é satisfação, em outro instante é a busca pela felicidade a todo e qualquer custo... e aí? Onde está o amor? O amor incondicional é apenas o de pais para filhos?
ResponderExcluirQue interessante, Caroline... o simples fato de suas considerações sobre o AMOR serem recheadas de interrogações e questionamentos já mostra que essa é uma questão demasiadamente profunda e espinhosa para nós, humanos.
Excluir